Importância das Orquídeas

Orquídeas é na sua grande maioria cultivadas por sua beleza, fragrância de suas flores e por se tratar de flores exóticas. Seu cultivo desde a época de Confúcio (551 - 479 A/C), a comercialização começou na Europa, final do século XVIII. Já Hoje, uma moderna indústria envolve centenas de dólares em todo o mundo, principalmente na Ásia, Estados Unidos e Europa.

Algumas são comercializadas não pelo fato de sua beleza, mas sim devido ao seu consumo na alimentação humana. Importante para indústrias é a baunilha, como são conhecidas espécies do tipo Vanilla, muito utilizadas com aromatização de bolos, balas e doces, sorvetes. Outro bom exemplo é o Salepo, é um líquido turvo, muito rico em mucilagem e de sabor doce, extraído das raízes de algumas espécies. Há muitos séculos, na Turquia e Pérsia, vem sendo usadas no preparo de uma bebida quente muito saborosa e também em sorvetes para espessura. Algumas pessoas atribuem uma propriedade medicinal ao Salepo, que é utilizado e empregado no tratamento adiarreias e até como afrodisíaco.

Bem provável que as orquídeas fazem parte das famílias de plantas produtoras de flores. Variam muito em tamanhos, cores, perfumes, formas e etc. Considerarmos que as variedades naturais e produzidas pelo homem nenhuma planta ornamental foi afetada pela interação da humanidade como as orquídeas.

Há uma crendice disseminada entre as pessoas de que cultivar orquídeas é extremamente difícil e que só com anos de práticas e técnicas. Mas isso não é uma verdade. As orquídeas são resistentes, robustas e necessitam mais de uma limpeza do que de cuidados mirabolantes. Assim fosse não existiriam espécies selvagens vivendo na natureza sozinha, onde ninguém as cuida com delicadeza e seus mimos.

As orquídeas variam podendo custar apenas dez reais ou até alguns milhares de reais para algumas espécies, beleza ou raridade.